Acessos

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

QUATRO Categorias teóricas para alicerçar o processo de conhecer e pesquisar na Pós-Graduação

No VII Colóquio Nacional de Pesquisa em Educação (obs.: o link não funciona se o browser for o Mozilla) que aconteceu em 30/09 e 01/10/2010 na PUC Minas, em Belo Horizonte, o Antônio Joaquim Severino proferiu uma brilhante palestra na qual, entre outros assuntos, apresentou as QUATRO Categorias teóricas para alicerçar o processo de conhecer e pesquisar na Pós-Graduação.

1) LEGITIMIDADE:
-  Compromisso da pesquisa com a relevância social.
-  Dar às pessoas condições de emancipação.
-  Transformação qualitativa da sociedade.
2) CONSTRUTIVIDADE DO CONHECIMENTO:
-  O professor precisa pesquisar para bem ensinar.
-  O aluno precisa de prática investigativa para bem aprender.

"Só se aprende ciência praticando a ciência; só se pratica a ciência, praticando a pesquisa e só se pratica a pesquisa, trabalhando o conhecimento a partir das fontes apropriadas a cada tipo de objeto." (SEVERINO, 2010, p.4).

3) METODICIDADE
-  Fundamentação teórica, reflexão, levantamento de dados.
-Contar com docentes que sejam ao mesmo tempo docentes e pesquisadores.
 



 
 
 
 
 

"Não basta fornecer-lhe [ao aluno] certo domínio de técnicas de pesquisa, é preciso toda uma imersão num universo teórico e conceitual, onde se encontrem as coordenadas epistemológicas, políticas e antropológicas de toda discussão relevante e crítica da área."(SEVERINO, 2010, p.4)

4) COMUNIDADE
-  Dimensão coletiva do conhecimento.
-  Inserção em comunidades de pesquisa.

REFERÊNCIAS
SEVERINO, Antônio Joaquim. Pesquisa e construção de conhecimento: os desafios da pós-graduação nas encruzilhadas dos caminhos.... In: : COLÓQUIO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 7., 2010, Belo Horizonte. Anais do VII Colóquio Nacional de Pesquisa em Educação. São João Del Rei, MG: Editora UFSJ, 2010. ISBN 978-85-88414-60-0.

Agradecimentos - 1.000 acessos

Gostaria de agradecer imensamente a todos que estão lendo meu Blog.
Acabo de completar 1.000 acessos. Para o "mundo da internet" pode não parecer muito, mas para mim é uma grande satisfação, pois, mais do que estatística, este número representa pessoas que dedicam parte do seu tempo lendo o que escrevo.

Continuarei com meu foco: escrever sobre Educação, ou sobre a falta dela nas escolas. E, na medida do possível, tratarei do tema que mais gosto: o uso de tecnologias digitais na Educação.

Aproveito para convidar a todos para participar: critiquem, elogiem, comentem. Aliás, aguardo sugestões para a série que estou escrevendo neste Blog intitulada "Glossário da Educação ou Escola Hipócrita", que tem o objetivo de mostrar como algumas escolas, numa postura hipócrita, criam nomes novos para velhos hábitos.


Obrigado aos leitores e aos seguidores deste Blog.